Os melhores aplicativos para aprender Libras

No Brasil, atualmente, duas línguas são oficiais: o português e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para aprender Libras nos dias de hoje, é possível contar com a tecnologia, seja através de sites ou até mesmo aplicativos para celular.

Portanto, é mais fácil do que se pensa aprender e ainda é uma necessidade comunicativa entre todos os cidadãos brasileiros. Embora seja uma língua oficial do país, apenas uma pequena parte da população sabe se comunicar através dos gestos.

Se você busca saber mais sobre a Língua Brasileira de Sinais, esse texto servirá a você. A seguir você saberá mais da importância de aprender Libras, quais as leis que regulamentam a expressão e comunicação de Libras no Brasil e as ferramentas que podem auxiliar você e facilitar o aprendizado para uma comunicação mais efetiva e imediata com a comunidade surda do país.

Qual a importância de aprender Libras?

Primeiramente, é fundamental saber que Libras é uma língua natural, ou seja desenvolvida espontaneamente por uma comunidade e sua principal função é promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

Aprendê-la, faz com que você participe da vida de pessoas com essa deficiência, fornecendo acolhimento e interação social.

Além do benefício para as pessoas com deficiência auditiva, promovido pela interação da linguagem de sinais, aprender Libras é a aquisição de um conhecimento que contribui para um sociedade inclusiva.

Além dessas questões, vale destacar a importância de aprender Libras como uma das possíveis soluções para erradicar o audismo, forma de preconceito que afeta a comunidade de surdos.

Graças a lei 10.436, o governo federal decretou Libras como uma língua oficial do Brasil, garantido a salva guarda como forma de expressão e maior acessibilidade por parte dos órgãos públicos. E a partir do decreto, 5.626/2005 foi sancionada a lei que valoriza a formação do professor surdo, tornando-a disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciatura, pedagogia e magistério.

Portanto, em cada órgão do governo estadual, municipal ou federal, é necessário um intérprete de Libras. Desse modo, estudar Libras poderá fazer de você um profissional capacitado para ajudar na inclusão dos surdos ao universo comunicativo, garantindo maior igualdade social, promovido pela língua de sinais.

O que é uma língua de sinais?

Língua de sinais é, portanto, a forma de expressão e comunicação através de uma língua gestual. Ela serve para substituir as línguas orais de comunicação auditiva. Ela é feita através do contato visual e utiliza o espaço, expressões faciais e qualquer movimento gestual que pode ser percebido pela visão.

Portanto, constitui um sistema linguístico capaz de transmitir fatos e ideias, conforme qualquer outra língua no mundo.

Além de ser um sistema linguístico legítimo, ela é estudada por linguistas para atender de forma mais eficaz a comunidade de surdos e de falantes da modalidade oral-auditivo.

As línguas de sinais variam entre cada nação, da mesma forma que as línguas faladas. Veja a seguir como são chamadas as línguas de sinais de outros países:

  • Portugal: LGP= língua Gestual Portuguesa
  • Holanda: SLN= Sign Language of Netherlands
  • Estados Unidos: ASL = American Sign Language
  • Argentina: LSA = Lengua de Señas Argentina
  • França: LSF = Langue des Signes Française

O que é Libras?

Libras é a abreviação de Língua Brasileira de Sinais, é a língua usada predominantemente pela comunidade de surdos do Brasil. Além do português, é uma língua oficial do país, regulamentada pela lei, 10.436, que está em vigor desde de 24 de abril de 2002.

Ela é semelhante à língua oral e é dotada dos mesmos elementos gramaticais que compões as línguas faladas. Desse modo, contém os mesmos elementos linguísticos, como: fonema, morfologia, sintaxe, semântica e itens lexicais.

A diferença é somente a forma de comunicação e expressão que se realiza em um ambiente visual-espacial. A comunicação ocorre através das combinações de gestos e sinais realizados pelas mãos e pela expressão corporal.

É pressuposto que um falante da modalidade oral da língua tenha conhecimento da gramática, o falante de Libras também precisa internalizar os mesmos conceitos para conseguir se comunicar, basta conhecer puramente as palavras.

Os melhores aplicativos sobre Libras

Atualmente, existem diversas maneiras de buscar mais conhecimento e informações sobre a língua de sinais. Algumas boas ferramentas podem ser os aplicativos para celular. Veja a seguir algumas dicas de aplicativos de Libras:

Um bom aplicativo pode estreitar as relações entre surdos e ouvintes, podendo ser uma ferramenta de grande ajuda comunicativa. Veja a seguir quatro dicas que podem facilitar o acesso para o aprendizado em Libras:

1-Hand talk

Esse é um dos melhores aplicativos, sendo também um dos mais usados e populares. Ele oferece tradução digital e automática para língua de sinais. É liderado por um intérprete 3D, que faz a tradução através de texto ou de voz, transformando em Libras as informações que você inserir.

Esse aplicativo está disponível pata IOS ou Android. Além de poder baixar o aplicativo, existe a plataforma online que você pode conferir nesse link.

2-Guia Prático de Libras

Esse é um aplicativo que conta com o banco de dados de informações do portal Acessibilidade Brasil, você pode conferir a página do site nesse link.

Ele é um aplicativo básico para quem busca comunicação na língua de sinais. Pode ser uma grande ferramenta para aprender Libras de forma simples e fácil. Ele está disponível somente para o Android.

3-VLibras

O VLibras é um aparato de ferramentas digitais para a tradução automática de Libras.

Pode ser acessado em outras plataformas além do celular, como no desktop.

O aplicativo é o resultado da parceria entre entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

É uma ferramenta que busca ajudar os surdos nas atividades diárias, assim como disseminar a informação da comunicação e a padronização da Libras.

Você pode conferir a página do site neste link. E você também pode baixar para IOS ou Android.

4- Alfabeto em Libras

Esse aplicativo foi viabilizado através do Projeto Beethoven e acredita na aproximação das pessoas através da tecnologia.

Dessa forma, esse aplicativo é ideal para quem está iniciando os estudos em Libras. A diferença é que também existe uma versão voltada para as crianças através de uma modalidade especial, chamada Alfabeto Kids Libras.

A versão desse aplicativo é mais interativa, destinando-se a ensinar o alfabeto em Libras de forma mais divertida, através de jogos e tem como objetivo principal a divulgação do alfabeto utilizado pela comunidade surda no Brasil.

Portanto, esse é um aplicativo que pode ser usado por todos, sem distinção de idade, facilitando muito a inclusão através da tecnologia.

Você pode baixar o aplicativo para IOS ou android.

Inclusão

Agora que você conhece mais sobre a Língua Brasileira de Sinais, certamente percebeu que com os novos adventos tecnológicos é mais fácil de aprender Libras. Para isso, basta buscar a informação e dar os primeiros passos.

Portanto, o aprendizado dessa língua pode abrir portas para você e fazer com que você acolha pessoas que enfrentam dificuldades de acessibilidade, seja por exclusão ou preconceito, provenientes do desconhecimento da importância dessa língua para a comunidade surda.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre temas relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Aqui você encontrará também assuntos relacionados a mercado de trabalho e carreira.