Como encontrar a melhor faculdade EaD para você?

Ter horário para chegar à faculdade, perder horas no trânsito, recusar o convite para uma festa ou viagem que aconteceria no mesmo período da sua aula. Essa já foi uma realidade na sua vida? Então saiba que a educação superior evoluiu, e muito, com a oferta de cursos através da faculdade EaD. Agora, você não precisa enfrentar essa rotina atribulada para conseguir o seu diploma de graduação ou mesmo para fazer uma especialização.

A flexibilidade de horários e a forma de estudar são duas das principais vantagens observadas por quem decide estudar online. Procurando esses benefícios, milhares de profissionais optaram pelas plataformas de ensino a distância. Mas, para fazer a escolha certa, você deve observar alguns pontos antes de encontrar a melhor faculdade EaD para o seu perfil. Se você está nessa busca, siga lendo este conteúdo. Aqui, vamos dar algumas dicas que poderão ajudá-lo a encontrar a melhor instituição de ensino para você!

Para começar, busque uma faculdade EaD que seja reconhecida pelo MEC

Você dedicará muitas horas e recursos para fazer a sua graduação ou a sua especialização a distância. Todo esse investimento deve resultar em um aprimoramento profissional e pessoal, certo? Mas como aumentar as suas chances de fazer a escolha certa e de optar por um curso que irá satisfazer as suas expectativas e ainda dar um upgrade no seu currículo?

Primeiro, será necessário ter certeza de que a instituição de ensino superior que você vai escolher é bem avaliada e está apta a oferecer um diploma válido. Caso contrário, o seu esforço de passar horas estudando será em vão.

Além disso, será fundamental avaliar se o curso escolhido é 100% online. Isso será importante, especialmente, caso você não more perto do polo EaD e a sua rotina não tenha muito espaço para que você se dedique apenas aos estudos. E tem mais: como o mercado de trabalho avalia a formação que você está pensando em encarar? As disciplinas oferecidas são suficientes para você enfrentar o desafio de um novo emprego?

Evite o caminho mais “fácil”. Leve em conta o preço/investimento do seu curso de pós-graduação, mas não tenha esse critério como o fator principal da sua escolha. Ainda que o valor da mensalidade da faculdade EaD seja importante, você deverá avaliar os preços de diferentes instituições de ensino em conjunto com a comparação da qualidade e da grade curricular oferecida por cada universidade.

O primeiro quesito, então, será saber se o diploma do curso de especialização terá validade depois que você concluir essa formação. O segundo critério deve ser a comparação da qualidade dos cursos, as grades curriculares oferecidas e o preço das mensalidades.

Para ser aprovada no primeiro quesito, a sua faculdade EaD precisa ser reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). O aval do MEC é a certeza de que o seu curso terá valor oficial em todo o território nacional e será aceito no mercado de trabalho.

O diploma reconhecido pelo MEC abre portas. Com ele, você pode, por exemplo, fazer o registro no Conselho Regional da sua profissão – essa filiação é condição legal obrigatória para o exercício de algumas atividades de áreas como Medicina, Farmácia, Engenharia, Enfermagem, Direito e outros.

Além disso, será importante observar a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição de ensino escolhida. Para isso, acesse o site do e-MEC, plataforma que conta com uma navegabilidade fácil e intuitiva.

Através do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do MEC você conseguirá consultar informações sobre a faculdade EaD e os cursos de graduação e de especialização oferecidos. Para ter acesso aos dados mais completos sobre as faculdades do País e os seus cursos, opte pela “Consulta Avançada”. Uma outra forma de ter acesso às informações é trabalhar com a “Consulta Interativa”, que disponibiliza as instituições cadastradas de acordo com a região do País.

Além de saber se a faculdade EaD está cadastrada e aprovada pelo MEC – o que deve ser o seu primeiro passo –, também será importante avaliar a nota recebida pela instituição de ensino.

O Ministério da Educação avalia as universidades com notas que podem variar entre 1 e 5, sendo que a nota 3 é considerada positiva e as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes. Essa informação você também encontra no site do e-MEC ao abrir o descritivo da sua faculdade EaD, onde estão disponíveis as informações de IGC (Índice Geral de Cursos), CI (Conceito Institucional) e CI-EaD (Conceito Institucional EaD).

Saiba onde fica o polo presencial de faculdade EaD mais próximo de você

Não, você não leu errado! Mesmo escolhendo uma faculdade EaD, você precisará estar presente na instituição de ensino de tempos em tempos. Cursos como Engenharia, Biologia, Química e Educação Física precisam de algumas aulas presenciais para o uso de laboratórios.

Já as formações que não preveem o uso de laboratórios exigirão que você se faça presente para a realização de algumas provas e apresentações. Para ter acesso à estrutura necessária para essas atividades, portanto, você precisará de um polo presencial.

Além das questões envolvendo o ensino propriamente dito, como aulas em laboratório, provas ou apresentações que precisam ser presenciais, será importante avaliar a localização do polo EaD para outras situações que possam acontecer. Por exemplo: se você tiver algum problema administrativo ou dificuldade de acessar a internet na sua casa, o apoio do polo pode facilitar a resolução dessas e de outras situações.

Por isso, quando estiver escolhendo a sua faculdade EaD, leve em conta na sua decisão a localização do polo de ensino. Procure opções que sejam próximas da sua casa. Se não for possível optar por um curso que tenha um polo EaD próximo, consulte seu orçamento e preveja os gastos com deslocamento para que o custo não pese no seu bolso quando tiver que ser efetivado.

Entre as opções do mercado, a Estácio se destaca por disponibilizar polos de ensino em todas as regiões do País. No total, a instituição de ensino superior oferece mais de 500 polos em todo o Brasil.

Além disso, a Estácio oferece uma modalidade de ensino inovadora, conhecida como Flex. Quando você opta por essa modalidade, desde o início do curso você sabe que fará 70% da sua formação de forma digital, ou seja, online, e que o restante será aplicado no polo presencial.

Dessa forma, fica mais fácil se sentir inserido no ambiente universitário, desfrutando do que há de melhor nas duas modalidades de ensino – presencial e a distância. Fazendo um curso flex, você continua tendo a vivência do mundo universitário e aumenta o seu networking.

Conteúdo programático e mercado de trabalho

Você acabou de ler no tópico acima que é muito importante avaliar a grade curricular oferecida pela sua faculdade EaD. Primeiro, para saber quais disciplinas são oferecidas exclusivamente no polo presencial e quantas vezes você terá que se deslocar até ele. Mas não é só isso! A grade curricular também irá ajudá-lo a garantir a sua empregabilidade.

Para ter certeza de que a sua faculdade EaD é a melhor, leia atentamente o conteúdo programático e faça um comparativo com a descrição das vagas de emprego oferecidas pelo mercado de trabalho.

Se você está planejando fazer um curso de Enfermagem e muitas vagas em aberto são para cuidadores de idosos, por exemplo, procure uma graduação ou uma pós-graduação que tenha essa disciplina. Assim, além de agregar conhecimentos, com uma faculdade EaD você terá mais oportunidades de emprego.

Gostou deste conteúdo? Tem interesse pelo tema qualificação profissional e mercado de trabalho? Então encontre outros conteúdos relacionados com ensino médio, técnico, cursos de graduação e de pós-graduação no nosso blog. Até o próximo texto!

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *