Como escolher a sua faculdade a distância

Atualmente, existe uma grande oferta de cursos de ensino a distância. Como a faculdade a distância é uma excelente alternativa de formação superior, esse tipo de ensino tornou-se extremamente popular, aumentando também a oferta de cursos. Nesse amplo universo de ensino superior disponível com alguns cliques, a dúvida é: como escolher a sua próxima faculdade?

Como existe um número muito grande de faculdades que disponibilizam cursos a distância, a escolha do aluno torna-se complexa. Mas nada que você não possa superar dedicando algumas horas de pesquisa e de reflexão. Para começar, procure se informar sobre a história da universidade, quais cursos ela oferece, quantos alunos já se formaram na modalidade EaD e, o mais importante, verifique se a instituição e o curso são bem avaliados pelo MEC.

O que preciso saber para escolher uma faculdade a distância

Além do mínimo necessário, que é verificar se a faculdade na qual você pretende ingressar é reconhecida pelo MEC, também é preciso ficar atento a outros fatores.

No caso de uma faculdade a distância, é importante que você observe, por exemplo, quais são as ferramentas de ensino e de interação disponibilizadas para os alunos, a carga horária das atividades, quais avaliações serão feitas presencialmente, qual a plataforma de aprendizado utilizada, o que é exigido para a conclusão do curso e a experiência de ex-alunos com a faculdade.

Escolher corretamente sua faculdade a distância é um processo que exigirá pesquisa em aspectos diretamente relacionados ao seu futuro e à faculdade na qual você deseja ingressar.

Quando você escolhe um curso para traçar sua carreira profissional, você já tem uma ideia de como gostaria que ele fosse. Essa expectativa abrange as aulas teóricas com enfoque em determinadas áreas, o volume e o tipo de atividades propostas, os exercícios, as aulas práticas, o estágio, entre outros pontos.

Tendo uma ideia sobre esses diferentes aspectos da sua formação, quando você for procurar pela faculdade a distância ideal para você, será mais fácil se certificar de que o curso oferecido se encaixa com o seu perfil e com as suas expectativas.

Para ter mais detalhes sobre a faculdade a distância sobre a qual você está procurando conhecer melhor, pode ser interessante visitar o polo de ensino EaD da instituição e entrar em contato com estudantes egressos ou atuais por meio de fóruns, comunidades online e redes sociais.

A importância de um polo de ensino ou unidade próximo a você

Uma outra questão importante ao escolher a sua faculdade a distância é verificar se existe algum polo ou unidade na sua cidade ou na sua região. Essa proximidade será importante para garantir que você consiga fazer todas as provas e, eventualmente, alguma aula presencial que seja exigida na grade curricular do seu curso.

Lembre-se: mesmo cursando uma faculdade a distância, é necessário fazer provas e frequentar algumas aulas presenciais nos polos de ensino. Essa característica dos cursos EaD torna esse local muito importante, então verificar se existe algum polo próximo à sua residência será de extrema importância.

A lei que regulamenta os cursos EaD torna necessário que as provas sejam aplicadas presencialmente no polo de ensino disponibilizado pela faculdade. Certas avaliações podem ser realizadas em ambiente virtual, mas existe uma porcentagem mínima que deve ser cumprida presencialmente.

Além das provas, a legislação também determina que 20% das aulas em cursos a distância sejam presenciais – lembrando que esse é um requisito mínimo, portanto alguns cursos podem ter uma carga maior de aulas presenciais.

Você pode procurar pela disponibilidade de polos no site da faculdade a distância na qual pretende estudar.

Outros fatores que você deve levar em conta na escolha da sua faculdade a distância

 

1. Professores

Esse é um fator que pode ser determinante na escolha da sua faculdade a distância. Afinal, o maior diferencial entre um curso e outro não será apenas a grade curricular, mas a experiência e a qualificação dos docentes que fazem parte do curso.

Analise o currículo dos seus futuros professores. Que tipo de formação eles possuem? Qual a média de docentes com mestrado e doutorado no curso? Qual a história acadêmica deles? Já trabalharam ou trabalham diretamente na área do curso? Como é a reputação deles na área?

Pesquise bem sobre os professores que fazem parte da faculdade a distância e compare com outros cursos similares até encontrar a formação que se encaixe melhor nas suas expectativas.

2. Avaliação do MEC

Verifique também a reputação da faculdade a distância, o desempenho da instituição na avaliação do MEC e a porcentagem de alunos egressos que estão atuando no mercado de trabalho.

Quanto à avaliação do MEC, é importante ressaltar que esse aspecto de qualidade ultrapassa a simples comparação dos cursos EaD com os presenciais, pois ambos passam pelos mesmos critérios de avaliação. Entre outros aspectos, são levados em consideração a qualidade do ensino, as pesquisas desenvolvidas na instituição e a incidência de professores com títulos de mestres e doutores.

Acesse o site e-MEC para consultar a avaliação da faculdade a distância e as notas dos cursos no MEC.

Estácio de Sá: a primeira do Brasil em EaD

Segundo levantamento do MEC, a Universidade Estácio de Sá é a faculdade particular classificada em primeiro lugar em EaD no Brasil. Essa avaliação levou em consideração a média ponderada pela base de alunos dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) divulgados para o ano de 2015 nas faculdades a distância.

Dessa forma, a Estácio de Sá, com nota 4 de 5, confirma seu primeiro lugar na oferta de cursos EaD no País.

Esse patamar de ensino foi possível graças aos 48 anos de experiência da Estácio. A faculdade acredita na transformação da sociedade por meio da educação e, para democratizar o acesso ao ensino superior, oferece polos de ensino EaD em todas as regiões do País.

De acordo com o site da Estácio, a universidade conta com 90 unidades e 500 polos espalhados por todo o País. Essa rede permite um fácil acesso à educação de qualidade e interação ativa entre aluno e faculdade.

Agora você já sabe como escolher uma faculdade a distância que se encaixe no seu perfil e nas suas necessidades. Gostou de saber mais sobre o assunto? Então compartilhe com um amigo que também está nesse processo de decisão. Aproveite ainda para navegar por outros conteúdos do nosso blog. Até a próxima leitura!

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *