Veja como melhorar a leitura de textos

Existem diversas maneiras de melhorar a leitura. Para isso, é fundamental muita prática. Caso você esteja enfrentando dificuldades para vencer as páginas de um livro seja para lazer ou estudo, fique tranquilo, muitas pessoas se deparam com essa situação.

Tornar a leitura um hábito é processo demorado, não se torna um leitor da noite para o dia. Desse modo, é uma habilidade intelectual que veio se aperfeiçoando com o passar dos anos.

Se você quer encontrar maneiras de como melhorar a leitura, esse texto servirá para você. Veja a seguir algumas estratégias e dicas de como melhorar sua capacidade para ler.

Como melhorar a leitura

Primeiramente, você deve entender que um texto exige resistência. Muitas vezes não é uma tarefa fácil vencer uma obra ou o capítulo de um livro.

O ritmo do avanço nas leituras dependerá muito do grau de opacidade, no caso a densidade do texto e a experiência literária ou o hábito perene da leitura. Por isso é importante pensar que a leitura pode ser um exercício e certos textos exigem fôlego para concluir.

A leitura é uma atividade puramente intelectual, ou seja, exige 100% de foco e atenção, para isso é preciso estar com a mente tranquila e sem distrações. Caso você não saiba como melhorar a leitura, veja a seguir algumas dicas:

Ler para escola é diferente do que ler para a faculdade?

Certamente sim, porém as estratégias podem ser as mesmas. Saiba que o tipo de leitura exigido na escola é uma. Na faculdade a exigência de aprofundamento nas leituras é maior.

Pois o pressuposto é que você tenha se tornado um leitor crítico ao longo do período do ensino regular. No entanto, para ter autonomia na leitura, você deve elaborar algumas estratégias para adquirir maior resistência e ler de forma mais fluída. .

Melhore a qualidade do sono

Muitas pessoas têm dificuldade em se concentrar em um texto por causa da rotina exaustiva e noites mal dormidas. Portanto, dormir mal pode ser um grave inimigo para a leitura. Para melhorá-la, identifique se as suas horas de sono estão sendo suficientes e proveitosas.

Comece a praticar

Lembre-se de que a leitura é um exercício, quanto mais você praticar, mais elementos você conseguirá captar dos textos e menos cansativa será a atividade.

Defina o tipo de texto que você gosta de ler

É muito difícil alguém começar a gostar de ler se está pegando algo muito além da zona de conforto. Se você escolher textos muito estranhos daquilo que é sua bagagem literária, a probabilidade de você abandonar a leitura é grande.

Dedique uma fração da sua rotina diária para a leitura

É importante que você crie uma rotina de leitura.

Faça uma análise das horas que você tem de ócio e dedique pelo menos uns 30 minutos para a leitura.

Repita isso todos os dias, no final de um mês as horas que você terá lido serão relevantes. Isso ao longo de um ano será bastante.

Defina um propósito para a leitura

Esse quesito é muito importante. Você deve ter muito claro qual é o seu propósito com o livro.

Por exemplo: leitura por prazer, para estudar, informar, etc.

Não leia de forma despretensiosa, isso pode fazer com que você não retome a leitura.

Cada leitura muda conforme o contexto e exige uma abordagem de interpretação diferente dependendo do texto, por isso é necessário saber o porquê está lendo e para quê.

Manuseie o livro

Antes de começar a ler, abra o livro e percorra os olhos nos capítulos, folheie, observe se esse manuseio não despertou em você alguma memória afetiva.

Essa pode ser uma maneira de você começar a se identificar com o objeto e assim prosseguir para a leitura.

Converse com os amigos sobre o que está lendo

Conversar sobre o que está lendo é uma maneira de explicar e talvez ensinar. Nesse sentido, faz que você pense sobre o que leu sem estar com o livro em mãos.

Dessa maneira, forçará a memória a recuperar algo que a leitura deixou marcada no seu inconsciente.

Além disso, poderá propagar o livro ou a obra no meio em que você circula, assim despertará o interesse dos outros para ler.

Procure identificar os gêneros de textos que você está lendo

Saiba que existem diversos gêneros textuais. Cada um tem um propósito ou está configurado de uma maneira para um certo tipo de comunicação. Veja alguns exemplos:

  • Romance;
  • Conto ;
  • Fábula;
  • Crônica;
  • Poesia;
  • Ensaio;
  • Resenha;
  • Artigo;
  • Jornalístico;
  • Publicístico;
  • Manuais;
  • Receitas.

Enfim, existe uma infinidade de gêneros que servem para sistematizar a forma comunicativa que possuem. Identificar a estrutura que cada texto está configurado, ajuda a direcionar melhor a abordagem interpretativa que você precisará exercer sobre o texto.

Capte a ideia geral do texto

Para ler com maior proficiência, é importante que você capte a ideia geral do texto. Para isso, saiba que não existe uma fórmula exata de compreensão de uma obra, mas sim os limites aceitáveis de entendimento.

A forma que cada um entende o que leu é muito relativa, desse modo, um texto sempre está aberto a indagações e outras possibilidades de interpretações.

Mas todas essas interpretações são regidas pela ideia central, ou seja, o objetivo abordado pelo texto.

Pense no texto como algo a ser desvendado

Um leitor competente é aquele que consegue ter múltiplos entendimentos sobre aquilo que leu. Para isso, você precisa entender que um texto é composto por camadas.

Isso quer dizer que, conforme a bagagem que você tem de leitura, é possível chegar a vários entendimentos sobre outras obras e concatenar ideias para extrair outras interpretações.

Conforme a sua proficiência em leitura, é possível penetrar em camadas não aparentes e desse modo extrair sentido daquilo que não está dito no texto, está além da leitura aparente, aquilo que está subentendido.

Amplie seu horizonte de leitura

Quanto maior a bagagem que você tiver, mais preparado para ler você estará. Dessa forma, é importante ir aumentando o repertório de obras ou textos.

Assim você terá fôlego para ler calhamaços de textos das mais diversas áreas.

Exercite o raciocínio lógico

Se você está com problema de foco ou dificuldades para manter a atenção. Praticar exercício de lógica pode ser uma ferramenta útil para resolver esses problemas. Saiba que existem sites que você pode visitar e treinar um pouco. Confira dois sites a seguir:

Um dos fundamentos do teste de lógica é preencher lacunas, certamente isso ajudará você a fortalecer as suas capacidades cognitivas.

Fichamento

Faça um fichamento daquilo que você está lendo.

Essa é uma modalidade textual que consiste em captar as ideias possíveis do texto e sintetizar de forma concisa com comentários sobre o que você entendeu. Essa é uma maneira de formar um arquivo com as suas leituras, caso você precise recuperar algo, lá estará de forma organizada e acessível.

Conclusão

As estratégias para melhorar a capacidade de leitura podem ser inúmeras. Nesse sentido, elas também podem ser relativas. O principal para você ter uma boa leitura é praticar, mas é importante que você tenha prazer em ler, por isso procure algo que você goste e se interesse para iniciar o hábito.

É importante você saber que os livros são desafiantes, a cada leitura um universo novo é apresentado a você.  A leitura é uma prática que exige treino, igualmente uma prova de corrida para um maratonista, ele só conseguirá completar a prova se correr e treinar anteriormente.

Melhorar a capacidade de leitura funciona da mesma forma, é preciso ler para ganhar resistência, e assim chegar ao fim do livro.

Se você gostou desse assunto e se interessa por outros referentes à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.