Como se especializar em Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) ou artificial intelligence (AI) é uma forma de simular a inteligência humana através do uso de tecnologia. Além de ser um tema bastante comentado na mídia e nas empresas, a IA também se tornou assunto acadêmico. Com cursos de pós-graduação em inteligência artificial disponíveis, o profissional está cada vez mais perto de transformar o mundo.

Apesar de ser um assunto popular, o termo “inteligência artificial” surgiu em 1956 em uma conferência e foi mencionado pelo cientista de computação norte-americano John McCarthy. Na época, ele definiu a expressão como “a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes”.

Sendo assim, mesmo depois de tantos anos, a IA ganhou muita força e está dominando a nossa relação com as máquinas.

A inteligência artificial

Em sua essência a inteligência artificial consegue permitir que sistemas e máquinas tomem decisões como humanos e sem depender deles.

Ou seja, usando dados digitais, a IA é capaz de tomar decisões, responder perguntas e até simular situações.

A inteligência artificial faz parte da Indústria 4.0 que vem usando tecnologia para automatizar sistemas.

Estamos vivendo novos métodos de consumo e de relacionamento com serviços e produtos. A vida das pessoas vem sendo impactada por essa evolução e não temos como escapar.

Com isso, novos empregos estão surgindo e outros estão sendo substituídos diante desse cenário. Então, estar por dentro do universo da internet das coisas, inteligência artificial e robótica é uma forma de alavancar carreira em áreas relacionadas.

O mercado procura constantemente por profissionais qualificados nessa área. Você sabia que existe pós-graduação em inteligência artificial? Saiba quem pode se especializar e conheça as principais oportunidades de atuação.

Como se especializar em Inteligência Artificial

Por ser uma das áreas que mais crescem na atualidade, a inteligência artificial criou um mercado competitivo de alto valor.

Porém, esse crescimento acelerado vem exigindo que o mercado se adapte e especialize cada vez mais rápido. As pesquisas nesse assunto aumentam a cada dia em virtude da necessidade nos negócios das empresas.

Ou seja, a economia como um todo está sendo impactada pela forma como a inteligência artificial é aplicada.

Para não ficar fora dessa é preciso estudar e se especializar no assunto. As instituições de ensino não perderam tempo e já oferecem cursos de especialização, como pós-graduação em inteligência artificial.

A especialização promete capacitar os profissionais da área da computação para construir soluções que usem a IA.

As instituições pedem que os profissionais interessados nessa especialização tenham formação em qualquer curso das áreas de ciências exatas e tecnologia.

Isso significa que graduados nos cursos de computação, engenharia, matemática, física e seus derivados estão aptos a escolher esse aperfeiçoamento de carreira.

Uma especialização em inteligência artificial abre muitas portas no mercado de trabalho. O profissional formado nesta área será capaz de transformar o negócio de uma empresa em um ativo estratégico aplicando seus conhecimentos. 

Inteligência artificial no mercado de trabalho

A atuação no mercado de trabalho para quem conclui uma pós-graduação em inteligência artificial é ampla. Embora algumas tarefas tenham sido substituídas pela inteligência artificial, ela contribui positivamente reduzindo custos e otimização processos.

Um grande número de  empresas está se preocupando em organizar informações para atrair o público certo de forma eficiente.

Um profissional especializado em inteligência artificial encontrará espaço em áreas que envolvam extração de bancos de dados, desenvolvimento de produtos robotizados e aplicação de realidade virtual.

Grande parte das oportunidades de trabalho concentram em organizações que trabalham com desenvolvimento de projetos ou com tecnologia. A indústria está ganhando cada vez mais espaço, junto com o comércio e serviço, sem falar na área da saúde.

Muito além do conhecimento teórico e prático, algumas habilidades devem ser consideradas para que a atuação e os resultados sejam positivos. Conhecer internet das coisas, rede de objetos e robótica, contam a favor do profissional. Habilidade com cálculo, sistemas de computadores, são pré-requisitos.

Vagas de trabalho para especialistas em Inteligência Artificial

Em tempo de incertezas, se vê a preocupação de que empregos sejam substituídos por máquinas.

Isso já vem acontecendo e a tendência é que seja cada vez mais rápido. Ao passo que profissões podem deixar de existir e novas estão surgindo.

No universo da inteligência artificial é preciso que pessoas desenvolvam e mantenham essa ferramenta e é nesse cenário que surjam novas ocupações. Fazer uma pós-graduação em inteligência artificial é uma alternativa para se colocar adequadamente nesse novo mercado que está surgindo.

Não podemos temer a ocupação da inteligência artificial no nosso dia a dia. Na realidade essa evolução tecnológica acaba sendo uma oportunidade e uma forma de reinvenção profissional. Algumas das principais oportunidades para trabalhar com inteligência artificial são:

    • Cientista de Dados: profissional bem multidisciplinar com habilidades em matemática, estatística, ciência da computação e análise de tendências. Trabalha com Big Data e deve analisar um grande volume de dados.
    • Engenheiro de Machine Learning: saber programar, conhecimento em conceitos de estatística e sobre pré-processamento de bases de dados.  Profissional capaz de criar soluções de software com base em modelos preditivos aplicando algoritmos.
    • Arquiteto de Dados: administra toda a arquitetura e manutenção dos modelos e dicionários de dados de uma empresa.
    • Cientista de Machine Learning: desenvolve e pesquisa novos algoritmos para criar sistemas inteligentes. 

Onde encontrar Inteligência artificial

A inteligência artificial já está por todos os lugares principalmente na palma da nossa mão, no nosso smartphone.

Nas redes sociais ela aparece para mostrar anúncios, a busca de fotos através de palavras ou situações, como cachorro preto ou céu azul.

Além disso, os carros autônomos são outro hospedeiro da IA. Nos EUA a aplicação da IA vai muito mais além, como os drones criados pela Amazon como uma solução logística para entrega de pequenos objetos, substituindo entregadores e carteiros.

Outro exemplo tradicional é o supercomputador da IBM, também conhecido como Watson. Ele faz trabalho de gente grande como interpretar laudos médicos, elaborar processos jurídicos e realizar atendimento em callcenters. Apto a interpretar dados e tomar decisões, o Watson também identifica evidências e consegue criar hipótese.

Embora pareça o mundo perfeito, para a inteligência artificial existir ela precisa ser alimentada por um grande volume de dados. Apenas dessa forma ela vai aprender padrões de comportamento humano.

Portanto, lembre-se que toda vez que você desbloquear o seu celular a inteligência artificial já está trabalhando através dos dados que você gera apenas com o uso do seu celular.

No Brasil para enxergamos a inteligência artificial a barreira está na digitalização dos dados. Ainda temos segmentos que utilizam sistemas antigos ou ainda estão na era do papel.

Para essa tecnologia ser utilizada efetivamente, precisamos dar esse grande passo nas rotinas de trabalho do país.

Agora que você já sabe como a IA está aplicada e como trabalhar com ela, que tal procurar uma pós-graduação em inteligência artificial? Se você é da área da computação ou tem interesse, não perca tempo e aprenda  mais sobre este tema.

Fique de olho no blog Vai de Bolsa e não perca nenhum conteúdo sobre o assunto.