Cursinho presencial ou online: qual escolher?

Se você está pensando em prestar vestibular ou Enem, saiba que você pode fazer um cursinho presencial ou a distância. A escolha entre essas modalidades pode não ser muito fácil na maioria das vezes. Para isso, você deve identificar qual perfil de estudo se encaixa mais com você.

A seguir, você verá algumas vantagens e desvantagens de fazer um cursinho presencial ou a distância. Mas antes de decidir a sua modalidade de ensino, saiba que estudar é o mais importante.

Vantagens de fazer um cursinho presencial

Fazer um curso presencial pode te trazer alguns benefícios. Veja a seguir 5 vantagens:

1-Interação social

Um curso presencial pode te oferecer muito mais do que estudar, pode lhe trazer novas amizades. Ao estudar presencialmente, você consequentemente está inserido em um contexto de pessoas, que provavelmente estejam passando pela mesma fase que você.

2-Formar grupos de estudos

Ao estudar na modalidade presencial, você terá mais facilidade de encontrar pessoas que queiram formar um grupo de estudo e assim compartilhar dúvidas ou transmitir conhecimento.

3-Acesso a bibliotecas

Muitos cursinhos tem uma boa infraestrutura. Dessa forma, você pode ter acesso a bibliotecas para ter mais apoio na hora de estudar.

4-Tirar dúvidas com o professor

Na modalidade presencial, você também tem a facilidade de buscar esclarecimento conforme surge uma dúvida. Para isso, basta levantar a mão ou procurar o professor após o término da aula.

5-Aulas ministradas de forma espontânea

Muitos professores de cursinho têm métodos pouco convencionais, você pode aprender muitas vezes através de uma piada ou brincadeira. Portanto, presencialmente, você conta com a espontaneidade do professor, ou seja, ele não estará seguindo um script. Se você gosta de aulas descontraídas, essa dinâmica pode funcionar.

Desvantagens do cursinho presencial

Como qualquer escolha, as decisões podem trazer bônus ou ônus. Veja a seguir as 5 desvantagens da modalidade presencial:

1-Turmas com muitos alunos

Uma das principais desvantagens de fazer um cursinho presencial pode ser a quantidade de alunos em uma sala. Um sala de aula com muitos alunos pode ser prejudicial na qualidade de ensino. Desse modo pode haver muita dispersão e conversas alheias que podem atrapalhar o andamento da aula, além de muitas pessoas interromperem o raciocínio do professor.

2-Refém do horário de início das aulas

Se você cumpre uma jornada de trabalho longa, saiba que nessa modalidade você tem que se adequar aos horários estipulados para o início das aulas. Pode ser que as aulas estejam programadas de forma a tornar a sua rotina mais apertada em relação aos horários, ou seja, se você cumpre uma jornada exaustiva, ela será ainda mais corrida na modalidade presencial.

3- Deslocamento e alimentação

Para essa modalidade é bom você avaliar os custos. Pode ser que o local físico do curso seja longe de onde você mora ou trabalha. Dessa forma, você deverá desembolsar com deslocamento e provavelmente alimentação. Assim, pode ser que, na ponta do lápis, você tenha despesa nesse quesito.

4- Mensalidade mais cara

Como um curso presencial precisa de um local físico para que as aulas sejam ministradas e provavelmente os administradores tenham inúmeras onerações, como impostos, funcionários, infraestrutura, além de limitação no número de alunos, o valor da taxa de matrícula e mensalidade é mais alto. Portanto, um curso presencial pode ser mais caro do que um a distância.

5- Restrições de vagas

Muitas vezes um curso presencial pode ter um grande público e restrições físicas de alunos, ou seja, um número limitado de vagas. Dessa forma, você poderá não conseguir matrícula em um curso dessa modalidade, principalmente se a instituição é muito requisitada, as turmas são fechadas rapidamente.

Vantagens de fazer um cursinho a distância

Estudar a distância pode ser proveitoso e trazer alguns benefícios e comodidades. Veja a seguir 5 vantagens dessa modalidade:

1-Flexibilidade de horários

Para quem busca uma modalidade de ensino com horários mais flexíveis, certamente, essa modalidade atenderá às suas expectativas. O principal benefício de estudar a distância é moldar a rotina de estudo e aulas conforme a rotina do estudante.

2- Mais economia

Um dos fatores mais relevantes ao escolher a modalidade a distância pode ser o bolso. Dessa forma, nesse tipo de ensino você consegue economizar no transporte, alimentação e mensalidade, pois muitos cursos online são mais em conta do que os presenciais.

3- Autonomia para estudar

Um benefício que pode ser relevante na hora de decidir se quer estudar por meio de uma instituição virtual, é saber que você pode estudar conforme quiser. Estudar a distância garante autonomia ao aluno. Dessa forma você pode estudar aquilo que tem mais interesse.

4- Ver e rever alguma explicação

Como as aulas são gravadas, você poder ver o replay daquilo que não ficou bem entendido, essa é uma ótima maneira de entender uma explicação dada se você é tímido. Desse modo, você não precisará se expor para esclarecer uma dúvida. Além disso, você também poderá revisar o conteúdo da forma que quiser.

5- Estudar no conforto de casa

Estudar em casa pode ser também muito confortável. Basta você ter acesso à internet e um computador. Se tiver um notebook, melhor ainda, pois você poderá estudar onde bem desejar na sua casa.

Desvantagens do cursinho a distância

Como nem tudo são flores, estudar a distância também pode trazer alguns ônus. Veja a segui 5 desvantagens de estudar a distância:

1-Isolamento social

Esse é o principal prejuízo que você terá nessa modalidade de estudo. Você não terá interação social com outras pessoas. Portanto, não compartilhará dúvidas nem fará novas amizades.

2-Falta de equipamento e acesso à internet

Antes de optar por essa modalidade de ensino, verifique se o seu equipamento atende às necessidades do curso. Além disso, é importante que você confira a velocidade e a fidelidade da sua internet. Muitas regiões no Brasil ainda têm carência de uma internet de qualidade. Sem dúvidas, uma conexão ruim prejudicará seu desempenho nos estudos.

3- Procrastinação

Se você não é uma pessoa focada, nem tente essa modalidade. Saiba que em casa é muito comum ter diversas distrações. Isso pode atrapalhar você na hora de cumprir a carga horária do conteúdo. Administrar o tempo é para poucos, ou seja, muitas vezes com tempo de sobra o aluno pode protelar alguma aula ou conteúdo que poderia ser aprendido. Isso pode acumular no final e assim, você não dará conta da matéria. Mas gerir melhor o tempo é algo que pode ser desenvolvido, conforme explicamos neste artigo.

4- Falta de diálogo com o professor

Por não ter a possibilidade de dialogar com o professor para esclarecer uma dúvida em tempo real e diretamente, você não conseguirá sanar a dúvida no momento mais importante, que é a hora em que surge. Desse modo, ela pode perambular pelos seus pensamentos e se perder. Sendo assim, você não vai conseguir extrair o conhecimento necessário do professor da mesma forma que um curso presencial.

5-Exige mais organização

Para escolher essa modalidade de ensino, saiba que você precisa cumprir um cronograma organizado, de modo que não estude muito nem pouco. Essa modalidade necessita que você seja organizado a ponto de conseguir estudar sozinho e facilidade para aprendizado e a disciplina de estar comprometido em cumprir a jornada de estudo proposta pelo curso. Caso você não tenha esse perfil, será oneroso para você se habituar ao ensino a distância.

Conseguiu descobrir em qual perfil se encaixa?

Embora você tenha visto diversos prós e contra sobre as modalidades de cursinhos, saiba que o mais importante é estudar. As vantagens e desvantagens podem ser relativas, ou seja, dependem muito do perfil que você tem ou não e qual a região que mora.

O mais importante, no entanto, é você avaliar quais os maiores benefícios de fazer um cursinho presencial ou a distância. Após escolher a opção mais viável, você terá um direcionamento melhor para administrar a rotina de estudo e assim buscar a tão sonhada aprovação.

Os cursinhos à distância para o Enem têm se tornado mais populares e tem até opção gratuita, o que pode ser um diferencial fundamental na sua escolha. Preparamos uma lista com os melhores cursos online para o Enem, que você pode conferir neste link.

Se você gostou desse assunto e se interessa por outros relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Aqui você encontrará informações para as diversas áreas.