Cursos a distância: como escolher a sua graduação ou pós-graduação?

Você sente que precisa avançar na sua carreira e que, para isso, precisa seguir estudando? Talvez seja a hora de fazer uma graduação ou, para quem já completou essa fase, uma segunda graduação ou uma pós-graduação. Se você tem pouco tempo para estudar e/ou mora em uma cidade onde não há ofertas na área na qual você deseja estudar, talvez seja a hora de investir em cursos a distância.

A modalidade EaD cresce como nenhuma outra no País porque ela facilita a conciliação dos estudos com diversas atividades do dia a dia. Os cursos a distância permitem que você otimize o seu tempo, uma vez que são flexíveis e se encaixam na rotina de qualquer pessoa. Definida a modalidade, agora falta decidir qual curso fazer. O que seria melhor para você neste momento: priorizar uma segunda graduação ou uma especialização? Além de fazer essa escolha, como você deve se preparar para os cursos a distância? Neste texto, vamos ajudá-lo a responder essas perguntas.

Cursos a distância: como encontrar a graduação ou a pós-graduação ideal?

A decisão de qual curso fazer, seja ele uma graduação ou uma pós-graduação, nunca acontece de um dia para o outro. Não existe uma receita de bolo ou uma fórmula mágica para essa etapa.

Apesar disso, será importante ponderar algumas questões fundamentais antes de optar por cursos a distância, sejam eles de graduação ou de pós-graduação. Para começar essa jornada, recomendamos que você analise os seguintes aspectos:

1. Invista em autoconhecimento

Sempre analise o que você quer e o que seu instinto diz que seria o melhor para você. Ter autoconhecimento pode ajudar a definir quais cursos a distância se encaixam mais com o seu perfil, no que você acredita e o que você quer para seu futuro profissional.

É muito importante, nessa fase, que você baseie a sua escolha em seus valores e nas suas afinidades. Avalie quais atividades você gosta de desenvolver e o porquê. Essas respostas podem indicar algumas áreas de atuação nas quais você poderá concentrar as suas buscas de cursos de graduação e de pós-graduação.

2. Avalie o mercado de trabalho

Talvez você já saiba a área na qual deseja atuar mas ainda não descobriu o curso que tem mais afinidade com o seu perfil. Também é normal, nessa fase, que você esteja em dúvida sobre duas ou mais opções.

Para ajudá-lo na sua decisão, faça uma lista preliminar de cursos, sejam eles de graduação ou de pós, antes de olhar para o mercado. Com essa relação de cursos feita, procure avaliar as tendências do mercado para saber qual formação pode garantir as melhores oportunidades para você no presente e no futuro.

Há cursos a distância que são reconhecidos pelo amplo leque de atuação que eles propiciam para os egressos, como é o caso dos cursos na área de Administração, Engenharia e Contabilidade.

Também existem formações que têm alta demanda de profissionais qualificados e que englobam algumas das profissões do futuro, como é o caso dos cursos da área de Tecnologia da Informação. Conseguir aliar suas habilidades e afinidades com um mercado de trabalho promissor pode ser o melhor caminho para alcançar o sucesso profissional.

3. Finalmente, escolha a instituição onde você irá estudar

Você analisou suas habilidades e como está o mercado de trabalho, então chegou a hora de definir onde você irá fazer o seu curso. Lembre-se de verificar se a graduação ou pós-graduação que você escolheu é reconhecida pelo MEC.

Você pode acessar essa informação no site e-MEC. Aproveite também para avaliar a qualidade do curso e a credibilidade da instituição de ensino superior. Nessa busca por informações pode ser interessante conversar com alunos e professores da universidade que você está avaliando para saber mais sobre o curso e a sua grade curricular.

Vale mais uma segunda graduação ou uma pós-graduação?

Se você já fez um curso superior, pode estar se perguntando se chegou a hora de avançar nos estudos fazendo uma nova graduação ou um curso de especialização.

A verdade é que essa escolha é individual, dependendo do segmento em que você atua e de quais são os seus objetivos profissionais a curto, médio e longo prazos.

Ainda que a sua escolha passe pela avaliação de diversas questões, há pelo menos dois pontos essenciais que devem ser analisados nessa fase:

1. Tempo e dedicação

Vale sempre lembrar que um curso de graduação pode demorar de dois anos (graduações tecnológicas) até quatro ou cinco anos para ser concluído. Por outro lado, um curso de especialização pode ser feito em um ou dois anos – ou até em um prazo mais curto.

Assim, o tempo que você vai levar para concluir os seus estudos deve ser levado em consideração, além do fato de que para fazer uma segunda graduação, muitas vezes, você vai precisar fazer um novo processo seletivo. Pondere esse aspecto e a preparação que você precisará ter para esse momento.

Também será importante levar em conta que uma graduação exige uma carga horária maior, com aulas diárias. Você terá tempo e disponibilidade para acompanhar esse volume maior de conteúdo? Essa é uma das questões que você deverá responder.

Nos cursos de pós-graduação, por outro lado, as aulas costumam ocorrer de forma mais espaçada, sendo oferecidas dois dias por semana ou quinzenalmente. Ou seja, se você precisa de um resultado a curto ou médio prazo e não dispõe de muito tempo livre, talvez o melhor caminho para você seja uma pós-graduação.

Independentemente da sua escolha, a vantagem é que com os cursos a distância, sejam eles de graduação ou de pós-graduação, será muito mais fácil conciliar os seus estudos com as suas outras atividades e o seu emprego.

2. Mudança na carreira

Outro aspecto fundamental que você deverá avaliar ao escolher a sua próxima formação é qual o objetivo que você pretende alcançar ao voltar a estudar. Se o seu plano é aprofundar o conhecimento que você tem em alguma área relacionada à sua formação, a pós-graduação é uma boa alternativa, já que a ideia desse tipo de curso é justamente essa. Com uma especialização, você irá agregar um determinado conteúdo específico ao seu currículo.

Agora, se o seu objetivo é mudar de carreira ou complementar a sua formação inicial com uma outra área do conhecimento relacionada, talvez o melhor caminho seja fazer uma nova graduação.

Por exemplo, um administrador que queira trabalhar com Recursos Humanos pode procurar uma especialização nessa área, já que ele teve disciplinas de RH na faculdade. Já se o administrador quiser se tornar psicólogo, o seu caminho será fazer uma nova faculdade.

Como dar conta de cursos a distância?

Não importa se você optar, no final, por uma graduação ou por uma especialização a distância. De qualquer forma, você precisará organizar bem o seu tempo e dedicar-se aos estudos.

Como nos cursos a distância é o estudante quem define quando e como irá assistir às aulas, é importante se organizar e separar horários na agenda para cumprir as atividades. Vale lembrar que, além de horários para assistir às aulas, você precisará se programar para revisar os conteúdos com frequência e fazer as provas, os exercícios e os simulados que são exigidos pela sua formação.

Estabelecer uma rotina de estudos e de atividades será fundamental para que você consiga dar conta do recado. Também será importante identificar e definir locais adequados para os seus momentos de estudo. Procure locais que sejam tranquilos e que favoreçam a sua concentração.

Com disciplina e organização você conseguirá tirar o máximo de proveito dos cursos a distância e, com isso, além de turbinar o seu currículo, você aprenderá o que deseja de fato. Isso, no fim das contas, é o que fará toda a diferença e poderá garantir o seu sucesso profissional.

Gostou deste conteúdo? Se você se interessa pela área da educação, confira outros textos relacionados com ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação e mercado de trabalho no nosso blog. Até a próxima!

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *