Faculdade EaD ou presencial: qual a melhor opção para você?

Dúvidas sobre escolher uma faculdade Ead ou presencial fazem parte da realidade de milhões de brasileiros que querem fazer um curso superior. Afinal de contas, a popularização da educação à distância abriu uma série de oportunidades para quem quer estudar com um pouco mais de flexibilidade.

Ao mesmo tempo, incertezas sobre os métodos de ensino das instituições que oferecem a opção à distância são constantes. Se você também tem dúvidas se deve optar por uma faculdade Ead ou presencial, continue a leitura do nosso artigo!

Aqui você irá descobrir qual modalidade é a melhor para seu perfil. E mais:  conheça as vantagens de cada método e como saber se a instituição escolhida tem ou não o aval do MEC.

Faculdade EaD é mais fácil do que a presencial?

Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que cursar uma graduação à distância é mais fácil que cursar uma no modelo tradicional. Grande engano!

Tanto a faculdade EaD quanto a faculdade presencial tendem a ter o mesmo nível de dificuldade e valor curricular. 

O grande diferencial neste caso é a dedicação e a organização do aluno.  Dependendo do perfil, esse estudante terá melhores resultados em uma faculdade EaD ou presencial.

A faculdade EaD exige uma concentração maior do aluno, afinal de contas, a flexibilidade permite que ele estude de qualquer lugar. 

E se esse aluno se deixar levar pelas distrações, pode muito bem colocar o seu futuro estudantil em jogo e acabar desperdiçando tempo e o dinheiro investido nos estudos. 

Algumas características podem ajudar o aluno que opta pela faculdade EaD a ter melhores resultados.

São elas:

  • Capacidade de concentração;
  • Responsabilidade;
  • Facilidade no aprendizado;
  • Disciplina;
  • Organização.

É claro que essas características também são essenciais em uma faculdade presencial, contudo, quem opta por cursar a modalidade EaD precisa que elas sejam ainda mais fortes.

EaD ou presencial: quais as vantagens?

Antes de analisar se você tem um perfil mais ou menos organizado, é preciso conhecer alguns detalhes que são fundamentais para decidir qual faculdade é melhor para você.

Vantagens e desvantagens da faculdade EaD

Quando se fala em faculdade EaD, um dos principais benefícios associados é a flexibilidade. 

Afinal de contas, através dessa metodologia é possível acompanhar as aulas de qualquer lugar, desde que você esteja conectado à internet. 

Além do mais, grande parte das faculdades à distância permitem também que o aluno tenha horários flexíveis. Tudo isso é extremamente vantajoso para quem tem um dia cheio de compromissos ou que mora longe de uma instituição de ensino.

Outra grande vantagem da faculdade EaD é que essa flexibilidade evita que o aluno tenha gastos com transporte e alimentação fora de casa.

Igualmente vantajoso é o fato de que o valor da mensalidade também é reduzido se comparado a uma faculdade presencial.

Por outro lado, a faculdade EaD pode apresentar algumas desvantagens, como por exemplo a maior chance de distração do aluno.

Em consequência dessa distância e flexibilidade, é preciso que esse aluno tenha um alto nível de organização. 

Igualmente é necessário muito planejamento para que o estudante consiga cumprir suas tarefas no prazo correto.

Vantagens e desvantagens da faculdade presencial

A faculdade presencial tem como uma de suas principais vantagens o contato com outros alunos e professores, ampliando o networking do estudante.

Ademais, por exigir o cumprimento de horários, a faculdade presencial auxilia na organização acadêmica do estudante, o que pode evitar a procrastinação e a dispersão. 

Um outro fator importante é que o modelo de ensino presencial já predomina na formação do estudante brasileiro. Dessa forma, o estudante tem maior facilidade de adaptação com a faculdade presencial.

Por outro lado, os cursos em faculdades presenciais tendem a ser mais caros e os estudantes acabam tendo despesas de transporte e alimentação.

Os horários fixos estabelecidos em uma faculdade presencial também podem ser uma grande desvantagem, pois podem ser o impedimento para outros compromissos.

E como nem sempre o estudante pode morar próximo a faculdade, esse deslocamento torna-se um impedimento para a conclusão dos estudos.

Como escolher uma faculdade EaD?

Com a popularização do EaD, encontramos no mercado diversas faculdades que oferecem graduação e mesmo pós graduação à distância.

Frente a esse cenário, é preciso escolher com cautela a faculdade em que você irá investir o seu tempo e o seu dinheiro.

Confira algumas dicas para que você faça a escolha mais certa:

1. Credenciamento pelo MEC

Um dos pontos mais importantes ao escolher uma faculdade é verificar se a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse fator é considerado fundamental, pois só cursando uma faculdade credenciada o seu diploma é reconhecido e válido no território nacional

Para verificar se a faculdade EaD é credenciada, você deve acessar o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior e buscar pela instituição de interesse.

Também é válido verificar qual a nota do seu curso na avaliação do MEC. 

Essas informações darão a você maior segurança em sua escolha e podem ser fundamentais na hora de ingressar no mercado de trabalho com o seu diploma.

2. Aulas presenciais

Muitas faculdades EaD tem em sua grade a exigência da presença em algumas aulas dentro da instituição. 

Geralmente, essas aulas presenciais são a oportunidade para o aluno realizar provas ou participar de atividades coletivas, como seminários.

As aulas presenciais costumam ocorrer de forma quinzenal ou mensal. E essa informação deve constar no ato de sua matrícula para que você possa se preparar para esse deslocamento.

4. Material didático

Uma faculdade EaD de qualidade oferece aos alunos muito mais que ebooks. 

Justamente por contar com todas as possibilidades do universo online, uma faculdade EaD de qualidade disponibiliza ao aluno formatos variados de materiais:

  • videoaulas,
  • quizzes,
  • infográficos,
  • jogos didáticos,
  • apresentações interativas, entre outros.

Esse tipo de material possibilita uma melhor fixação do conteúdo.  Além do mais, ajudam no envolvimento e a despertar maior interesse dos estudantes. 

Além disso, é importante que a faculdade ofereça aos alunos uma biblioteca física ou virtual para realização de pesquisas e apoio didático.

4. Plataformas intuitivas

Para que os alunos possam aproveitar ao máximo do ensino à distância, é fundamental que a faculdade ofereça uma plataforma eficiente, intuitiva e sem problemas no sistema. A tecnologia é a grande parceira desse aprendizado e precisa ser desenvolvida com cuidado e qualidade.

Qual tem mais haver com o seu perfil?

Os pontos levantados acima são fundamentais para que você faça uma escolha de qualidade.

Aproveite nossas dicas e ingresse em um curso que irá lhe capacitar e desenvolver suas potencialidades.

Agora, se você possui o perfil adequado para cursar uma faculdade EaD, mas não tem as condições financeiras necessárias para arcar com o curso, conheça algumas opções de bolsas de estudo. 

A tecnologia tem trazido muitas oportunidades. Tanto em faculdades EaD, como presenciais, a tecnologia surge como uma solução de aprendizado e de oportunidades para as pessoas.

Por isso, conte com plataformas e busque por conteúdos educacionais de qualidade para fomentar sua formação. 

Todo esse cuidado irá auxiliar você a encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades do ensino e conheça as melhores dicas de capacitação.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *