Melhores cursos para trabalhar no exterior

Trabalhar no exterior é o sonho de muita gente. Os motivos por trás disso são variados. Seja para aprender uma nova cultura, trabalhar e viajar ao mesmo tempo ou na busca por um salário melhor, provavelmente você já cogitou essa possibilidade, certo?

Para conseguir emprego em outros países é preciso que você conheça mais sobre os melhores cursos para trabalhar no exterior. Afinal de contas, não é da noite para o dia que as oportunidades surgem. Para isso, é preciso investimento e saber filtrar as melhores áreas. Ou seja, aquelas que tornam mais concretas as oportunidades de ingressar no mercado de trabalho fora do país. 

Se você busca mais informações sobre os melhores cursos para trabalhar no exterior, esse texto lhe será útil.

Quais os melhores cursos para trabalhar no exterior?

Antes de expandir mais esse assunto, é preciso que você tenha claro que não existe um curso melhor que o outro para trabalhar no exterior. O que faz uma área de atuação ser melhor que a outra é a sua afinidade com o ofício que exerce. Desse modo, o trabalho torna-se prazeroso e leve. Em contrapartida, existem áreas com maior possibilidade de atuação fora do país.

Antes de procurar emprego fora, é importante que você veja como validar o seu diploma no exterior, qual a sua fluência no idioma e documentação necessária para viajar.

Quais as áreas que garantem mais oportunidades fora do país?

Confira a seguir quais as áreas mais promissoras e onde talvez você encontre emprego mais facilmente em outros países:

1- Tecnologia da Informação

A área da tecnologia da informação está em constante expansão, dessa forma, você pode tentar garantir uma vaga de emprego fora do país. A demanda para profissionais dessa área é muito grande, além disso, você pode trabalhar remotamente prestando serviço para empresas onde quer que esteja. Dessa forma, você não precisa depender de uma base fixa para trabalhar.

2- Engenharias

A área da engenharia sempre tem grandes ofertas de emprego fora do país. O mercado de trabalho para essa área é muito dinâmico. Portanto, é possível que sempre haja procura por engenheiros até mesmo fora do Brasil.

3- Letras/ Tradução e Intérprete

Para quem é formando da área de Letras tem mercado no exterior. Saiba que a procura para dar aula fora do país é grande e muitos estrangeiros buscam aprender português. Se você tem interesse em dar aulas no exterior, essa pode ser uma oportunidade.

4- Marketing

A área do Marketing talvez seja uma das mais versáteis, por isso, as possibilidades de atuação são inúmeras. Você já ouviu falar em nomadismo digital?

Essa é basicamente a ideia de trabalhar viajando. Profissionais da área do marketing têm essa possibilidade. Dessa forma, você pode prestar serviços para uma empresa trabalhando remotamente. Muitas empresas oferecem produção de conteúdo, por exemplo, sem que você compareça ao local de trabalho fisicamente. Portanto, você pode trabalhar fora do país sem a necessidade de estabelecer um local fixo de trabalho.

5-Áreas da saúde

Se você tem alguma formação na área da saúde, como Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, saiba que  também é possível trabalhar no exterior. Para isso, você precisa saber como validar o seu diploma e ficar de olho nas ofertas que outros países fazem para quem atua na área. Vale lembrar que essa área sempre é muito requisitada, portanto, não faltam vagas para quem deseja trabalhar no exterior.

6-Administração

Profissionais dessa área também têm um campo vasto para atuar fora do país, seja na administração de pequenas e médias empresas ou na possibilidade de trabalhar no exterior através de uma multinacional. Para isso, é necessário suar bastante a camisa e sempre se atualizar, buscando constantemente pós-graduação na área.

7- Gastronomia

O ramo da gastronomia pode ser muito promissor para quem gosta de aprender sobre outras culturas e hábitos. Existe uma grande procura por profissionais dessa área. Você pode se destacar ao levar os seus conhecimentos para outros países.

O ramos da gastronomia permite que você dê aulas no exterior, se estabeleça em uma cozinha ou até mesmo faça eventos no exterior. Se você tem paixão por cozinhar e enxerga a culinária como uma arte, esse pode ser o seu caminho para trabalhar no exterior.

8- Jornalismo

Para quem é do ramo da comunicação, trabalhar no exterior também pode ser algo possível. Você pode ser correspondente estrangeiro ou até mesmo ser um nômade digital.

Se você gosta da área de produção de conteúdo, você pode ser freelancer para alguma empresa que esteja contratando profissionais que prestam esse tipo de serviço. Se você gosta de escrever e viajar, essa pode ser uma possibilidade bastante concreta.

9- Comércio exterior

Essa é uma área de formação dedicada exclusivamente para quem deseja atuar no mercado internacional. Quem é dessa área entende sobre as leis e legislações sobre importação e exportação.

10- Relações Internacionais

Quem é dessa área, estuda como as diferentes nações se relacionam.

O objetivo das relações internacionais visa estudar sistematicamente as relações políticas, econômicas e sociais dos países.

Um profissional dessa área atua para facilitar a comunicação entre as diversas nações. Ele pode atuar tanto em uma empresa multinacional ou em órgãos públicos, como embaixadas e consulados.

Portanto, é um profissional fundamental na diplomacia política e econômica de um país.

Quais as vantagens de trabalhar no exterior?

Quem busca emprego ou ter uma carreira profissional pode usufruir de algumas vantagens.

Receber em uma moeda mais valorizada

Essa pode ser a principal vantagem de quem busca emprego no exterior. Alguns países têm um custo de vida baixo, portanto, pode ser mais fácil fazer uma economia antes de voltar ao país de origem.

Conviver com outras culturas

Adquirir mais bagagem cultural pode ajudar você a ter outros pontos de vista. Pode ser uma ferramenta para agregar mais experiência, dessa forma, você terá mais maturidade.

Mais visibilidade

Sem dúvidas, trabalhar no exterior garante mais visibilidade no currículo. Isso pode agregar valor na hora de ser contratado por alguma empresa que tenha interesse em saber mais sobre o exterior.

Quais as desvantagens de trabalhar no exterior?

Como cada decisão exige sacrifício, saiba que também existem algumas dificuldades se você está buscando um curso para trabalhar no exterior.

Dificuldades com o idioma

Saiba que para trabalhar no exterior, é preciso que você tenha um bom domínio do idioma falado no país que você procura uma vaga. Caso você não tenha domínio, você precisará enfrentar pelo menos duas grandes dificuldades: se comunicar e entender os termos técnicos que cada profissão tem. Portanto, tenha certeza que você conseguirá contornar esse fator.

Não adaptação a cultura estrangeira

Saiba que algumas questões culturais são difíceis de conviver. Caso você não consiga contornar as dificuldades de estar inserido em outra cultura, isso acarretará em dificuldades de convivência.

Alto custo de vida

Nem todos países estrangeiros têm um custo de vida acessível. Portanto, tome cuidado para não passar necessidade fora do país.

Quais passos dar para trabalhar no exterior?

Saiba que para trabalhar no exterior é importante que você planeje algumas coisas. A seguir, veja alguns passos que podem ajudar você:

  • Planejamento financeiro: saiba que trabalhar fora exige investimento, portanto, faça um bom planejamento econômico para não passar dificuldades.
  • Intercâmbio: muitas vezes fazer um intercâmbio no exterior pode fornecer a você pistas de como funciona determinada cultura e se você se enxerga vivendo um período mais longo em outro país.
  • Estude outros idiomas: estudar outras línguas fornece a você uma série de arsenal, que certamente facilitará as mais diversas situações comunicativas.
  • Aprenda sobre outras culturas: aprender sobre outras culturas é a chave para que você tenha entendimento sobre aquilo que é diferente das suas crenças. Sendo assim, você será mais tolerante e morar no exterior não será desvantagem.
  • Atualize seus documentos: tenha seus documentos sempre atualizados, caso surja aquela vaga tão esperada e se você não tiver todos os documentos em mãos, poderá acarretar em prejuízo.
  • Tenha paciência: saiba que não é fácil garantir uma vaga de emprego no exterior. Para isso, é preciso muita paciência e persistência.

Agora que você sabe mais sobre os melhores cursos para trabalhar no exterior e as suas vantagens e desvantagens de entrar no mercado estrangeiro, tenha em mente que é preciso muita dedicação e resiliência. Somente assim você conseguirá lidar com os desafios e as frustrações que podem surgir nessa trajetória.

Se você gostou desse assunto e que saber mais sobre mercado de trabalho e educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.