Organização de estudos: como não perder nenhum prazo do seu curso

A era da tecnologia e da velocidade de informações tornou a conquista de um diploma de graduação ou de pós-graduação algo muito mais acessível. Basta um login e senha, um celular ou computador e acesso à internet para assistir às aulas online no tempo que você tiver disponível e adquirir conhecimento nesse processo.

Apesar de toda a praticidade oferecida pelo ensino a distância (EaD), ele requer muita disciplina e foco. Se por um lado você não tem o compromisso com o deslocamento e a disponibilidade de horário fixo exigidos por um curso presencial, por outro você precisa se policiar para assistir aos conteúdos e executar todas as tarefas a tempo. Estar com as atividades em dia requer organização de estudos. Confira neste texto algumas dicas que poderão ajudar você a não perder nenhum prazo no seu curso EaD.

Por que é importante a organização de estudos?

A maioria das pessoas que busca pela modalidade de ensino a distância tem uma vida atribulada. Ou seja, são pessoas que costumam ter dificuldade para cumprir uma rotina de deslocamento com horários predefinidos para assistir à aulas presenciais.

Diante de uma agenda cheia, um curso de graduação ou de pós-graduação a distância pode ajudar – mas ele não fará tudo por você. A falta de uma organização de estudos muito bem estruturada, por exemplo, poderá comprometer o andamento do seu curso.

Isso porque o acadêmico de um curso EaD também precisa executar atividades, cumprir prazos e tirar dúvidas, como em qualquer outra graduação. Em um cenário de muitas atividades cotidianas, administrar bem o próprio tempo e garantir espaço para os estudos na agenda ao invés de fazer qualquer outra atividade exige foco e determinação.

Confira a seguir 6 passos importantes para não perder nenhum prazo em um curso EaD e garantir um excelente aproveitamento do seu tempo e dos seus recursos nesta experiência:

1. Saiba que o comprometimento é a base de toda organização de estudos

O primeiro passo importante para garantir uma boa organização de estudos está relacionado a algo dentro de você mesmo: o seu mindset, ou seja, as atitudes mentais que influenciam diretamente nas suas ações e comportamentos.

O quão importante essa graduação ou pós-graduação é para você? Foque no resultado que você almeja quando concluir esta etapa e no motivo de ela ser importante. Uma vez que você tenha isso muito claro, é hora de assumir um compromisso seu com você mesmo.

Esse primeiro passo é muito importante porque contratempos e tentações – como convites para jantares, bares e até mesmo aquele chamado do sofá e da sua série favorita – vão surgir e você terá de abrir mão de alguns deles para garantir o tempo necessário para os seus estudos.

2. Faça uma boa administração do tempo

Quanto tempo por dia você fica disperso nas redes sociais ou na frente da TV? E quanto tempo precisaria por semana somente para se deslocar até uma sala de aula (ida e volta) caso fosse fazer um curso presencial? Pense em quantas atividades ou aulas você poderia assistir somente com esse total que pode “sobrar” na sua agenda.

Uma boa administração do tempo consiste em otimizar suas horas e torná-las produtivas. E isso requer planejamento prévio.

A segunda dica para a organização de estudos é: faça um cronograma de todas as disciplinas e atividades que você precisa fazer para o curso. Reserve um dia na semana para organizar a sua agenda pelos próximos sete dias e intercale os estudos com seus compromissos de forma que, no final do mês, você tenha estudado o total de horas recomendado pela sua instituição de ensino para o término do seu curso dentro do prazo desejado.

3. Evite armadilhas que atrapalham a sua concentração e o seu foco

Quem nunca entrou no Google para pesquisar um assunto importante e foi parar em outro assunto sem nenhuma relação com o inicial que atire a primeira pedra. Ou então você se organiza, reserva um tempo só para estudar e de repente seu WhatsApp pisca incessantemente ou surge um link para um artigo sobre outro assunto que também lhe interessa e quando vê você está lá, fazendo algo sem nenhuma relação com a aula.

Essas são as tentações do mundo cibernético e é muito fácil se render a elas. Por isso, na hora de estudar, procure deixar o celular afastado e nenhuma outra janela que não possua assuntos relacionados ao estudo aberta. Evite as armadilhas que surgem com frequência para quem está conectado e que apenas atrapalham uma boa organização de estudos.

4. Escolha um lugar adequado para estudar

Não adianta você evitar a dispersão da tela do computador ou do celular e escolher assistir às aulas em um ambiente que ofereça muitas distrações.

Uma das vantagens do curso a distância é possibilitar que você assista aulas em qualquer lugar, desde uma praia ou varanda de frente para o mar até o sofá de casa ou um meio de transporte público. Mas cuidado para que esse local não tenha atrativos que tirem a sua concentração.

Também evite lugares com pouca iluminação ou tão confortáveis que o façam relaxar tanto a ponto de ficar com sono.

5. Tenha os materiais de estudo sempre com você

Cada um tem a sua forma de estudar e de memorizar novos conceitos e informações de uma maneira mais efetiva. Seja qual for o modo que melhor funciona para você, procure reunir todos os elementos que você precisa em um único lugar e carregá-los sempre com você para que, com isso, seja possível organizar o ambiente de estudos da melhor maneira e onde for preciso.

Às vezes você está na rua e surge um contratempo, como uma reunião cancelada ou uma mudança de horário de uma consulta. Essa alteração na sua agenda pode ser uma oportunidade interessante para você executar uma das atividades do seu curso.

Caso você faça anotações direto no computador, procure usar um programa que salve tudo na nuvem. Assim, você poderá acessar o material de qualquer máquina desde que tenha acesso à internet.

6. Não se esqueça: lazer e ócio também fazem bem

Procure intercalar os seus estudos e as suas outras atividades em dias diferentes da semana. Acumular tudo em um único dia ou turno pode ser menos proveitoso, uma vez que o cérebro tem um limite de tempo de concentração em uma única atividade.

Além disso, reserve um tempo para descanso e para atividades que lhe deem prazer. Pesquisas comprovam que momentos de ócio são importantes para a sua criatividade e para a sua sanidade mental. Afinal, manter a organização de estudos serve justamente para evitar estresse e aquela sensação de estar sempre correndo para recuperar o que ficou para trás na sua rotina.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *