Temas da redação do Enem: Como se preparar para uma redação nota mil

A redação é com certeza uma das partes da prova que mais causa ansiedade nos candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque a nota sozinha pode chegar até mil pontos, sendo bem decisiva para que o estudante consiga entrar no curso que deseja. No entanto, não há porque ter medo. Os temas da redação do Enem costumam estar relacionados a atualidades e a assuntos estudados em uma das quatro áreas de conhecimento.

As dicas mais valiosas para se dar bem na redação são se manter atualizado e praticar bastante. Leia jornais, revistas, portais de notícias e ouça podcasts sobre atualidades para a primeira dica. Já para segunda, inclua o treino da redação em sua rotina de estudos. E acima de tudo: não deixe para cima da hora, tampouco para o final de semana ou quando sobrar um tempo em sua grade de estudo. 

A dica é, portanto, escrever bastante e entregar para um professor avaliar. Caso você não conte com ajuda de um profissional, entregue o texto para um amigo ou colega de estudo. Anote os erros, revise principalmente os erros ortográficos e de gramática. Ou seja, tome cuidado para não voltar a cometê-los no próximo treino. Além disso, é preciso ter muito claro quais são as falhas que levam o candidato a perder muitos pontos ou zerar na redação do Enem:

  • Fuga do tema proposto;
  • Copiar partes dos textos de apoio da prova;
  • Não cumprir com o tipo de texto sugerido;
  • Não manter a coerência, coesão e objetividade;
  • Não articular as etapas do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão);

Agora que você já conhece algumas boas práticas para se preparar para a prova, continue a leitura do artigo e conheça os possíveis temas da redação do Enem de 2019.

5 assuntos que podem ser tema da redação do Enem 2019

 

1.Crise política no Brasil

Impeachment de Dilma Rousseff, a polarização das últimas eleições,  operação Lava-Jato e a prisão de diversos políticos e empresários por corrupção, além do aumento da insatisfação da população com o atual presidente Jair Bolsonaro são algumas das questões que colocam o país em uma grande crise política.

A dica para esse tema é ler os principais desdobramentos: oscilação da inflação, aumento do desemprego, países cancelando acordos com o Brasil. Todos esses assuntos podem ser abordados na redação.

2.Discurso de ódio nas redes sociais

A tecnologia mudou a forma como as pessoas se comunicam e uma consequência da popularização da internet e das redes sociais é o aumento do discurso de ódio. O usuário que costuma praticar esse tipo de delito costuma se explicar por meio da liberdade de expressão. Aliás, agir dessa forma já é considerado um crime cibernético.

O discurso de ódio na internet é um dos temas da redação bastante cotado, principalmente depois que o número denúncias sobre este tipo de prática aumentou no segundo turno das eleições de 2018. 

Explicar os limites da liberdade de expressão, a necessidade do letramento digital e a configuração do discurso de ódio como crime são alguns dos assuntos que podem ser abordados no texto.

3. Questões migratórias e situação dos refugiados

O ano de 2019 foi marcado pela imigração de venezuelanos para o Brasil para fugir da ditadura de Nicolás Maduro. Também pela falta de oportunidades no país. A inflação chegou a 800%, o desemprego disparou e chegou a faltar insumos básicos no país, levando a população a migrar para o Brasil. O caminho escolhido foi a fronteira do estado de Roraima.

Um relatório da Polícia Federal apontou que mais de 30 mil venezuelanos entraram no Brasil. De forma que os assuntos que podem ser abordados pelos candidatos podem ser: xenofobia, falta de políticas que integrem o refugiado, aumento de casos de sarampo em Roraima, entre outros.

4. Retorno de doenças erradicadas

Na metade de 2018, o Ministério da Saúde emitiu um alerta que doenças já erradicadas no país como a poliomielite e o sarampo voltavam a ser registradas no país. Inclusive há um estudo que mostra que um novo vírus foi responsável pelo surto que resultou em pelo menos 1,3 mil casos, apenas em São Paulo.

O retorno dessas doenças é um dos fortes candidatemas da redação do Enem, pois além de ser multidisciplinar, ainda se cruza com assuntos atuais e relevantes como o fluxo migratório, a cobertura da vacina no país e o movimento antivacina.

5. Envelhecimento e qualidade de vida

A expectativa de vida da população brasileira vem aumentando cada vez mais nos últimos anos. No entanto, este dado tem levado a discussões acerca da aposentadoria e regras da previdência, aumento na qualidade de vida, o que fazer depois da aposentadoria, entre outros.

É importante que o candidato esteja ciente das mudanças que levaram a esse aumento contínuo, além dos dos desafios que outros países que passaram por mudança em sua pirâmide etária tiveram. Por exemplo: criar programas para aumentar a qualidade de vida, investir em programas de bem-estar, entre outros.

 

10 dicas para escrever sobre temas polêmicos na redação do ENEM

  1. Seja imparcial, principalmente com temas de viés político;
  2. Tenha fortes argumentos para defender o seu ponto de vista;
  3. Ao estudar, tenha cuidado de sempre checar a veracidade das informações. Em outras palavras, fuja das fakenews;
  4. Não generalize;
  5. Não seja radical. A boa prática é construir o texto com pontos favoráveis e contrários ao tema proposto;
  6. Use um parágrafo para os pontos favoráveis; outro para os pontos contrários;
  7. Respeite os Direitos Humanos;
  8. Fuja do senso comum;
  9. Não argumente de forma ofensiva;
  10. Leia, leia e releia.

Confira os temas da redação do Enem dos últimos 5 anos:

 

2018

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.  No ano passado, apenas 55 candidatos dos mais de 4 milhões de inscritos conseguiram atingir a pontuação máxima da redação do Enem: mil pontos.

2017

O tema para a primeira aplicação foi Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, já para a segunda foi Consequências da busca por padrões de beleza idealizados. Naquele ano, 55 estudantes conseguiram nota máxima escrevendo sobre a educação de surdos no país. 

2016

Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil. Naquele ano, 77 candidatos tiraram a nota máxima.

2015

A persistência da violência contra a mulher no Brasil foi um tema que gerou bastante repercussão nas redes sociais devido a citação de Simone de Beauvoir “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”. Em 2015, 104 candidatos tiraram nota mil.

2014

Publicidade infantil em questão no Brasil. Neste ano, 250 alunos conseguiram tirar nota máxima. Ou seja, foi um dos temas no qual mais candidatos conseguiram nota máxima. Viu como é possível?

A prova já está quase chegando, mas vamos reduzir a ansiedade para os temas da redação do Enem? Mantenha o ritmo de estudo e, acima de tudo, intercale horas de aprendizado intenso com descanso e lazer. Em outras palavras, busque o equilíbrio que, com certeza, você terá um bom desempenho! 

E se você tiver algum palpite para o tema da redação de 2019, compartilhe conosco na sessão de comentários! Leia outros artigos relacionados ao Enem e a educação no nosso blog.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *