Vestibular UERJ: o que cai na prova

Com o fim do ano se aproximando, chegam também os vestibulares e as provas de seleção para as universidades. O vestibular UERJ ( Universidade Estadual do Rio de Janeiro) é realizado uma vez por ano e é dividido em duas etapas. Para a prova discursiva, que é a segunda fase do processo seletivo, as inscrições vão até o dia 14 de outubro de 2019 e a data da prova está marcada para o dia 1º de dezembro de 2019.

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro é considerada uma das melhores do país. Portanto, se você vai participar do processo seletivo, é preciso saber no que se difere dos outros vestibulares das universidades públicas.

A seguir, você encontrará informações que podem ser valiosas para o vestibular UERJ 2020. Confira!

Como funciona o vestibular UERJ 2020

Primeiramente, é importante que você saiba que a UERJ não aderiu ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nem ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) como forma de ingresso para seus cursos.

Desse modo, quem quer concorrer a uma vaga precisa estar atento às formalidades do processo seletivo da UERJ. Nesse sentido, ele funciona de maneira um pouco diferente das demais universidades.

O vestibular UERJ consiste em duas etapas: Exame de Qualificação (realizado duas vezes ao ano) e Exame Discursivo (realizado para aqueles que foram aprovados na primeira fase). Sendo assim, a primeira etapa consiste em uma prova de múltipla escolha, com questões de Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A segunda fase do vestibular é voltada àqueles que conseguiram a aprovação no Exame de Qualificação e as questões são discursivas. Desse modo, as disciplinas que integram a prova são: redação, mais aquelas que estão selecionadas de acordo com o curso escolhido.

Exame de Qualificação

Para essa fase do processo seletivo do vestibular UERJ, é preciso que você entenda como é o processo de avaliação.

O processo de qualificação depende da quantidade de acertos do candidato nessa etapa. Confira como funcionam os conceitos atribuídos de acordo com o desempenho:

Aprovados

  • Conceito A- acertar 70% ou mais na prova, equivale a 20 pontos;
  • Conceito B- ter um número de acertos maior que 60% e igual a ou menor que 70%, equivale a 15 pontos;
  • Conceito C- ter um número de acertos maior que 50% e igual a ou menor que 60% , equivale a 10 pontos;
  • Conceito D- ter uma pontuação maior que 40% e igual a ou menor que 50%, equivale a 5 pontos.

Reprovados

  • Conceito E- ter uma pontuação igual a ou menor que 40%, nesse caso, não há pontuação.

Veja quais são as habilidades avaliadas:

  • Observar-  Envolve questões que incluem ações que demandam atenção do tipo: identificar, indicar, reconhecer, nomear, apontar e representar graficamente;
  • Interpretar– Para essa habilidade é preciso um aprofundamento maior de cálculo, exigindo ações do tipo: calcular, descrever, discriminar, compor ou decompor, explicar/exemplificar e classificar/ordenar;
  • Analisar– Essa habilidade exige as seguintes ações: transferir conhecimentos e levantar hipóteses;
  • Avaliar- Essa habilidade vai exigira basicamente o raciocínio crítico do candidato, levando em conta critérios internos ou externos à questão do exame.

Conteúdos Básicos

Veja a seguir os conteúdos básicos do Exame de Qualificação:

Linguagens

As disciplinas que fazem parte dessa áreas são:  Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. O exame avaliará principalmente a habilidade de leitura dos textos de gêneros variados.

Para a disciplina de Literatura, foram recomendadas as seguintes obras:

  • Hora de Alimentar Serpentes- Marina Colasanti;
  • Gota D`água- Chico Buarque e Paulo Pontes;
  • Vidas Secas- Graciliano Ramos;
  • Antes de Nascer o Mundo- Mia Couto.

Para os eixos da área, o exame levará em conta as questões referentes a área da Linguística (construção do texto) e Literatura (aspectos literários).

Matemática

Para essa disciplina, é imprescindível o raciocínio matemático. Dessa forma, o exame articula as inter-relações da vida cotidiana com as ciências naturais e sociais. Ou seja, nessa prova também será avaliado o raciocínio lógico, pois é através dessa linha de pensamento que o candidato conseguirá resolver os problemas.

Veja a seguir os eixos dessa área:

  • Aritmética;
  • Álgebra
  • Geometria;
  • Estatística.

Cada um desse eixos acima, abarcam uma área da Matemática, trazendo questões específicas a cada eixo.

Ciências da Natureza

Esse conteúdo abarca as seguintes disciplinas: Biologia, Física e Química. O objetivo é buscar a interdisciplinariedade desses conteúdos básicos. Dessa forma, o método de avaliação não se restringe a apenas uma disciplina específica, possibilitando, portanto, a avaliação de um conhecimento mais abrangente por parte do candidato.

Veja a seguir os eixos da área:

  • Os constituintes fundamentais da matéria;
  • A matéria em equilíbrio e em movimento;
  • As substâncias e suas transformações;
  • Os seres vivos e sua relação com o ambiente.

Ciências Humanas

A área das Ciências Humanas inclui as seguintes disciplinas:  Geografia, História, Sociologia, Filosofia e dialoga com as demais áreas das Ciências Sociais. Também serão levados em conta os conteúdos interdisciplinares. Desse modo, o exame buscará que o candidato contextualize as diversas vertentes de maneira que demonstre conhecimento das diversas temporalidades e dimensões histórico-sociais acerca de todos fenômenos que estão inseridos dentro da área das Ciências Humanas.

Veja a seguir os eixos dessa área:

  • Sociedade, tempo e espaço;
  • Política, cidadania e cultura;
  • Economia, trabalho e tecnologia.

Portanto, esses são os conhecimentos exigidos no Exame de Qualificação. Para ver o conteúdo programático com mais detalhes, você pode acessar o edital nesse link.

É importante lembrar que nessa etapa do vestibular UERJ, o candidato ainda não escolhe o curso que deseja. Esse passo será dado na inscrição da segunda fase, no caso de aprovação no Exame de Qualificação.

Exame Discursivo

Para essa fase do vestibular, será avaliada uma habilidade a mais em relação a primeira: criar.

Assim, o candidato deverá apresentar conclusões  a respeitos dos acontecimentos e situações, e também fazer generalizações, fundamentadas e com produção de novas formas e conteúdos.

É importante lembrar, que nessa etapa do exame, você deverá escolher o curso que deseja estudar na UERJ. Sendo assim, de acordo com a área ou curso que escolher, serão aplicadas duas disciplinas específicas, de acordo com a área que você concorrerá a vaga.

Essa fase do vestibular UERJ consiste em três provas, sendo uma de Redação, igual para todos os candidatos e duas provas de disciplinas específicas, condizentes com o conteúdo escolhido, valendo 20 pontos cada uma.

Confira as disciplinas específicas no item 4.2 do manual do candidato nesse link. A data da prova está marcada para o dia 1º de dezembro de 2019.

Para realizar essa etapa do vestibular é preciso ter sido aprovado no Exame de Qualificação e fazer uma nova inscrição. Confira o link para realizar a inscrição aqui.

Você pode conferir o calendário da segunda fase do vestibular UERJ nesse link.

Redação

Essa é a única disciplina comum a todos os candidatos nesta etapa. A redação do vestibular UERJ 2020 terá como tema uma questão polêmica levantada pelo livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Nessa prova, o candidato deverá redigir um texto com o mínimo de vinte linhas e no máximo 30. Ela deverá ser escrita na linguagem formal, ou seja, respeitando a norma padrão da modalidade escrita da língua e também respeitando a estrutura do gênero textual dissertativo.

Dessa forma, o texto não poderá ser resenha nem resumo do romance.

A prova de redação é a maneira de avaliar com mais precisão a capacidade argumentativa do candidato. Esse fator é essencial para a vida acadêmica e também demonstra a capacidade de articular ideias e informação através do uso da norma padrão da modalidade escrita da língua.

Sendo assim, a Redação avalia a capacidade de leitura e interpretação dos candidatos, pois para elaborar o texto dissertativo, é necessário compreender o tema e manter o foco na argumentação.

Confira com mais detalhes o conteúdo programático do Exame Discursivo nesse link.

Boa prova!

Agora que você já sabe mais sobre as etapas do vestibular UERJ, fique atento aos calendários para não perder nenhuma data, nem deixar de ter em mãos a documentação necessária para efetuar seu cadastro e poder participar do processo seletivo 2020.

Se você foi aprovado no Exame de Qualificação parabéns e bom vestibular. Agora falta pouco para você ingressar em uma das melhores universidades públicas do país.

Se você gostou desse conteúdo e quer tem interesse em outros relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.