Conheça 6 cursos técnicos na área da saúde

O campo de atuação para quem quer trabalhar na área da saúde é vasto. As profissões vão desde a prevenção até cuidados com o paciente ou com os equipamentos e componentes necessários para que ele tenha diagnóstico e tratamento adequados. Como todo mundo precisa de atenção com a saúde desde o instante em que nasce, o mercado de trabalho nessa área é amplo e cheio de oportunidades, especialmente para quem opta por um dos cursos técnicos na área da saúde disponíveis no mercado.

Existem, basicamente, duas opções de qualificação profissional para quem quer atuar nessa área: fazer uma graduação ou um curso técnico. Uma das principais vantagens dos cursos técnicos na área da saúde é que eles têm uma duração mais curta, que geralmente varia entre um e dois anos. Ou seja, ao optar por essa formação, você será inserido no mercado de trabalho de forma mais rápida. Além disso, alguns cursos técnicos da área podem ser feitos em paralelo ao ensino médio.

O que eu devo avaliar antes de escolher um dos cursos técnicos na área da saúde?

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação aponta 28 cursos nessa área. O primeiro critério a considerar na hora de escolher qual curso fazer é analisar o tipo de serviço mais alinhado ao seu perfil e com a área na qual você pretende atuar.

Um bom técnico em Enfermagem, por exemplo, precisa ser alguém que goste de conversar e ter contato com as pessoas. Quem é mais introspectivo e detalhista pode se dar melhor em uma outra área técnica, como é o caso dos cursos técnicos na área da saúde relacionados com Farmácia ou Radiologia.

Também é importante pesquisar sobre as possibilidades de atuação na área técnica do seu interesse e se o mercado de trabalho para essa profissão está em expansão. Quanto mais promissor o mercado, maiores as suas chances de garantir um emprego tão logo você conclua o curso. Por fim, veja quais os ambientes e possíveis locais de trabalho das carreiras que mais lhe interessarem e analise se esses são lugares em que você se sentiria bem e realizado.

Veja 6 cursos técnicos na área da saúde que estão em alta

Que tal começar a sua busca pelo seu próximo curso de qualificação profissional verificando uma relação de cursos técnicos na área da saúde que estão em alta? Aproveite para tirar as suas dúvidas sobre essas formações e sobre o mercado de trabalho para os profissionais formados nessas áreas.

1. Técnico em Enfermagem

Essa provavelmente é a primeira profissão que vem à cabeça quando falamos de cursos técnicos na área da saúde. Toda equipe médica precisa de um técnico em Enfermagem, portanto essa é uma profissão que sempre terá um campo de atuação promissor.

O profissional formado nesse curso é preparado para administrar medicamentos, dar banho de leito, cuidar da alimentação de pacientes, prepará-los para exames, entre outras atividades. Normalmente, o técnico da área executa ações planejadas pelo enfermeiro graduado, que cuida do planejamento de assistência e gerenciamento do atendimento aos pacientes.

Além de atuar em hospitais e clínicas particulares, o profissional formado no curso técnico em Enfermagem pode trabalhar de forma autônoma, atendendo pacientes em casa. O curso tem duração de 24 meses.

2. Técnico em Radiologia

O profissional com formação técnica na área de Radiologia prepara e opera equipamentos de diagnósticos por imagem, considerados hoje fundamentais para a detecção de doenças e, portanto, responsáveis pelos exames mais requisitados por médicos e dentistas. Por isso, esse é outro dos cursos técnicos na área da saúde que tem sempre um mercado promissor.

Entre os exames que a área abrange estão os de radiografia, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Na Escola Técnica Geração, o curso tem 27 meses de duração, exige ensino médio completo e idade mínima de 18 anos.

Além de atuar na área da saúde, técnicos focados na Radiologia podem trabalhar com radiologia industrial, esterilização de alimentos ou na salvaguarda de portos e aeroportos por meio da verificação de bagagens e metais.

3. Técnico em Farmácia

Quem opta por esse curso estuda componentes ligados a medicamentos, vacinas, cosméticos e sua aplicação, podendo atuar tanto na manipulação e na fabricação desses produtos quanto no controle de qualidade, estoque e descarte desses itens.

O técnico em Farmácia tem o seu trabalho supervisionado por um farmacêutico graduado em ensino superior. Esse mercado está em constante expansão no Brasil, um dos maiores consumidores de remédios e cosméticos do mundo. O curso técnico em Farmácia tem duração de um ano e meio.

4. Massoterapia

Esse é um dos cursos na área de saúde ligado à prevenção e ao bem-estar. Além de aprender diferentes técnicas de massagem para fins estéticos e de relaxamento, o aluno desse curso também pode atuar com massagem laboral, desportiva e com drenagem linfática manual, inclusive a pré-operatória.

O aprendizado oferecido por esse curso técnico abrange terapias orientais e ocidentais. Depois de formado, o profissional dessa área pode atuar em SPAs, hotéis, clubes esportivos, academias ou abrindo um negócio próprio na área. Para ganhar o diploma, o aluno deverá frequentar aproximadamente 20 meses de curso. Essa qualificação pode ser feita de forma paralela às aulas do ensino médio.

5. Técnico em Nutrição

Quem optar por esse curso poderá trabalhar com o manuseio de alimentos em instituições diversificadas, como hospitais, academias, hotéis, escolas, entre outros. Também poderá dar assistência a nutricionistas em avaliações nutricionais, aplicação de dietas e planos de educação nutricional.

Esse é um dos cursos técnicos na área da saúde que podem ser feitos em paralelo às aulas do ensino médio. Na Escola Técnica Geração, por exemplo, o curso técnico em Nutrição dura 22 meses. Fazem parte da grade curricular dessa formação disciplinas como Segurança Alimentar e Biossegurança, Manuseio Correto dos Alimentos, Nutrição Aplicada ao Esporte, Nutrição Materno-infantil, entre outros conteúdos.

6. Gerência em Saúde

Esse curso técnico é voltado para quem gosta de atuar com planejamento estratégico e controle de processos. O técnico nessa área aprende a desenvolver projetos de gestão, fazer controle de sistema de estoque, contratação e acompanhamento de serviços, compra de materiais, entre outras atividades ligadas ao gerenciamento de unidades de saúde, hospitais e clínicas.

O curso técnico em Gerência em Saúde dura em média 16 meses e pode ser feito em paralelo ao ensino médio.

Como você pôde perceber, há opções de cursos técnicos na área da saúde para diferentes tipos de perfis e em áreas bem distintas. Na hora de fazer a sua escolha, não esqueça de averiguar se o curso escolhido faz parte do cadastro do Ministério da Educação para garantir uma formação que tenha validade.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *