Simulados Enem: 6 opções para se preparar para o exame

Conseguir uma vaga em uma universidade pública ou privada. Esse é o seu sonho? Então você está no texto certo. Aqui, você vai conferir várias dicas para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova mais importante para os jovens e que recebeu 5,5 milhões de inscrições em 2018. Uma das maneiras de conseguir se preparar bem para esse momento de avaliação é fazer simulados Enem.

Então, para sair na frente dos seus concorrentes, você vai conferir neste post os simulados Enem que são mais importantes e gratuitos. Poderá conferir, ainda, uma dica extra para fazer uma redação nota mil e aumentar as suas chances de entrar em uma faculdade. Aproveite para começar a estudar agora mesmo!

Simulados Enem: começando pelas opções oferecidas pelo Inep

O próprio site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é quem organiza o Enem, tem várias dicas para ajudar você nessa missão de passar com uma boa nota no exame.

Acessando o portal do Inep você consegue baixar todas as provas anteriores e, claro, os gabaritos desses exames. Desde 2009, o Enem tem quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e mais uma redação. Você poderá baixar individualmente cada um dos cadernos para estudar e verificar como está o seu nível de conhecimento. Entre as opções disponíveis, você pode escolher também pelo Enem em Libras.

Mas, antes de começar os vários simulados Enem e as provas dos últimos anos, é preciso entender como tudo funciona. O próprio governo federal tem um site que explica as etapas das provas do Enem.

Neste site, você consegue verificar o calendário do Enem, que contempla a fase de inscrição, as provas, os gabaritos e a classificação final. Assim, você pode se organizar para o exame que dá acesso à educação superior em programas como o Sisu, ProUni e Fies.

Simulados Enem oferecidos pela TV Escola

Dá para aprender com a TV ligada! A TV Escola tem um programa chamado a Hora do Enem, um projeto pensado para você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e que quer ter acesso a mais opções de simulados Enem.

Sintonizando o canal você confere aulas com professores, consegue respostas para as dúvidas mais frequentes e ainda faz uma revisão das principais matérias. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h, 13h e 18h; aos sábados, às 15h, e nos domingos às 6h.

Se você prefere estudar pelo celular ou utilizando o computador, sem problemas. Acessando o site da Hora do Enem é possível criar um plano de estudos, baixar vídeos e fazer simulados Enem. Com esse site, você encontrará uma forma de estudar que se encaixa no seu perfil – até porque é possível acessar notícias, ver questões dos anos anteriores e conversar com outros estudantes sobre as provas do Enem.

Simulados Enem na EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma instituição do governo federal que também oferece conteúdo para você se preparar para o Enem. Acessando o site deles é possível baixar um banco de questões das provas de 2009 até 2018. Assim, você consegue testar tudo o que já aprendeu e pode montar um plano para revisar somente as matérias que ainda não conseguiu absorver.

Pelo site da EBC você pode direcionar os seus estudos escolhendo em qual área do conhecimento você quer focar o seu aprendizado. Fazendo isso, o próprio sistema seleciona questões de forma aleatória. Depois de responder a essas questões você recebe os resultados por e-mail para comparar os seus resultados e tirar dúvidas.

Além disso, pelo perfil do Twitter da EBC você tem acesso, toda sexta-feira, a uma nova questão do Enem. Depois, a cada segunda-feira, um professor usa o mesmo canal para responder e comentar a questão que foi enviada três dias antes. Com essa ferramenta, você foge dos simulados Enem que já são conhecidos e, às vezes, monótonos. É mais uma dica que pode ajudar nos seus estudos!

Simulados Enem no Brasil Escola

Nesse portal desenvolvido pelo Uol você consegue escolher o número de questões que quer responder em cada simulado Enem. O melhor de tudo é que você pode separar os estudos por tema e, só depois, gerar o teste.

Esse conteúdo é indicado para quem quer acessar a maior quantidade de simulados Enem a partir de um mesmo local. Afinal, as combinações de questões são enormes e, a partir delas, você conseguirá testar suas habilidades e colocar o seu aprendizado em prática. Além disso, esses testes são bem parecidos com o tempo e com a complexidade da prova real do Enem, o que facilita a sua rotina de estudo.

Existe ainda a opção de assistir a videoaulas produzidas pelo Brasil Escola. O conteúdo oferecido nesse formato também é gratuito e torna a sua rotina de estudos mais dinâmica. Os professores oferecem dicas de diferentes temas do Enem e você pode assistir e pausar os vídeos quando quiser.

Simulados Enem no QG do Enem

Esse é um curso online que reúne professores que são especialistas no Enem e que têm origem em diferentes regiões do País. O portal oferece dicas de filmes e técnicas de estudo para facilitar a sua vida na fase de preparação para o Enem.

Outro diferencial do site é o seu podcast, que apresenta conteúdos da atualidade, estimula debates e traz notícias a respeito do Enem. A ideia desse serviço é apresentar em uma mídia diferente um modelo de estudo parecido com o dos simulados Enem.

Acessando o podcast, mesmo se você não tiver tempo para abrir uma apostila, um site ou um livro, você estará mantendo a sua rotina de estudos apenas com um fone de ouvido e um celular nas mãos.

Como os simulados Enem não podem faltar, vale conferir as opções oferecidas pelo QG do Enem. Nesse site, você encontra uma metodologia de correção bem parecida com a que é aplicada no dia do exame.

Depois de responder às questões apresentadas, você verá o seu resultado no ranking estatístico e poderá comparar o seu desempenho com o dos outros candidatos. Essa é mais uma oportunidade de saber como você está perante os outros concorrentes e verificar em quais assuntos precisa melhorar.

Prepare-se com uma lista dos assuntos que mais caem no Enem

Além de fazer diversos simulados Enem, a dica é que você mesmo faça o seu plano de estudos. Procure focar, entre outros temas que você achar relevantes, no ranking com as principais matérias cobradas pelo Enem. Confira a lista:

– História

Brasil Colonial (13%)

– Geografia

Espaço rural (10%)

– Filosofia e Sociologia

Etnocentrismo e relativismo (7%)

– Biologia

Lixo – problemas ambientais (10%)

– Química

Cadeias carbônicas (17%)

– Física

Usinas e instalações residenciais (19%)

– Língua Portuguesa e Literatura

Estratégias argumentativas e discursivas (12%)

– Matemática

Operações com frações (9%)

Um ponto importante nos simulados Enem: capriche na redação!

A redação que você apresentar no Enem pode definir a sua vaga na universidade! Quanto maior a nota que você atingir na redação, maior será a sua pontuação e o seu diferencial frente aos concorrentes. Portanto, invista tempo estudando e praticando para fazer uma boa redação!

Essa parte da prova exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Dessa forma, para acertar na redação do Enem você precisará produzir um texto que defenda uma tese – ou seja, uma opinião a respeito do tema proposto.

Importante, no momento de praticar a sua redação e, principalmente, no dia do Enem, levar em consideração as seguintes competências que são exigidas pelos avaliadores do exame:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

A sua redação pode receber nota zero se fugir totalmente do tema, extrapolar a quantidade exigida de linhas escritas ou tiver apenas desenhos e outras formas (como números ou sinais gráficos). Para se inspirar e procurar tirar a melhor nota possível na sua redação, acesse o conteúdo das últimas redações que tiveram nota máxima no Enem.

Em 2018, por exemplo, dos mais de 4 milhões de participantes, 55 tiraram nota mil, sendo que as mulheres respondem por 42 das redações com nota máxima. O tema da redação no Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Nessa matéria do G1, você pode acessar o conteúdo de algumas dessas redações nota mil.

Quer ter mais informações sobre o Enem e também sobre o mundo universitário? Então acesse outros conteúdos do nosso blog.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *